Notícias - Assistência Social
Município realiza a V Conferência Municipal de Assistência Social
Assistência Social - 28 jul 2017
Apresentação de alunos do porjeto "Tocar Guajeru". Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Foi realizada em Guajeru, na última quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores, a V Conferência Municipal de Assistência Social. Promovida pela Secretaria de Assistência Social e pelo CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado: governo, estado e município, neste processo.

O evento teve início com o credenciamento dos participantes e logo em seguida com a abertura oficial. Em sua fala a Secretária Municipal de Assistência Social, Ivanilde Meira, destacou as ações que vêm sendo realizadas pela gestão municipal com uma política que tem buscado atender às necessidades da população local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a inserção social.

“Temos visto nos últimos anos a preocupação do atual gestor em promover ações que visem atender às necessidades da população mais carente do nosso município, buscando, junto a órgãos estaduais e federais, apoio e subsídios para que isso de fato ocorra. Hoje temos também, em funcionamento no nosso município, projetos implantados pela atual gestão que têm demostrado esse cuidado com a nossa população, a exemplo do ‘Tocar Guajeru’, ‘Mãe Guajeruense’ e ‘JAC – Jovem Atleta Cidadão’ como tantos outros”, destacou Ivanilde.

Apresentação de integrantes do Grupo de Convivência com a Melhor Idade. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Na sequência foram realizadas apresentações dos Grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenados pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – Zilda Arnes em Guajeru, com a participação de alunos do “Tocar Guajeru” e integrantes do Grupo de Convivência da Melhor Idade.

O tema central da Conferência: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, foi apresentado pela Controladora Interna do município, Fátima Viana, Tecnóloga em Processos Gerenciais pela FATEC e licenciada em Língua Portuguesa pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

Apresentação das propostas levandadas nas planárias temáticas. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

A apresentação e debate das Planárias Temáticas envolveu os participantes da V Conferência e foram direcionados de acordo os eixos temáticos: EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; EIXO 2 - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; EIXO 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e EIXO 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Após o debate foram escolhidas, por meio de votação, as propostas que serão apresentadas e defendidas pelo município na Conferência Estadual que acontecerá em Salvador entre os dias 18 e 20 de outubro. A Conferência foi finalizada com a escolha dos delegados que irão representar o município.