Guajeru está entre os 75 municípios de todo país selecionados pela Fundação Itaú Social


Projeto “Tocar Guajeru”, idealizado pelo Governo Municipal, está entre os selecionados pelo Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Projeto oferere aulas de violão a jovens e crianças guajeruenses. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Em edital divulgado na última semana pela Fundação Itaú Social, o município de Guajeru se destacou no cenário nacional, ficando entre os 75 municípios de todo o país a serem selecionados. No estado da Bahia somente 6 municípios fazem parte desta lista e Guajeru é o único da região Sudoeste. 

Em declaração, os idealizadores do Projeto Tocar Guajeru, o prefeito Gil Rocha e a primeira dama, Marta Lima, destacaram que o Governo Municipal está comprometido na construção de um novo tempo em Guajeru, onde as crianças e adolescentes possam ser inclusas nas diversas ações e projetos da atual gestão. "Ações que têm o objetivo de fortalecer e de melhorar a qualidade de vida da juventude, além de ser um projeto político do nosso governo, sempre foi nosso sonho pessoal como cidadãos guajeruenses".  

Organizado pela Fundação Itaú Social, o Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente visa aprimorar iniciativas que reduzam ou previnam violações de direitos das crianças e dos adolescentes. O apoio promovido pelo Edital é realizado a partir da destinação de recursos financeiros para os Fundos da Infância e Adolescência. 

Entre as propostas avaliadas e aprovadas pelo Comitê de Lideranças do Itaú, está a do projeto “Tocar Guajeru”, elaborado pelo Governo de Guajeru, que oferecerá a crianças e adolescentes do município aulas de violão; palestras com temas que favoreçam o crescimento humano-afetivo, intelectual e cultural dos beneficiários; palestras também às famílias, a fim de fomentar a parceria na formação de cidadãos autônomos. 

Prefeito Gil Rocha comemora o destaque do "Tocar Guajeru". Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

A secretária de Assistência de Desenvolvimento Social de Guajeru, Ivanilde Meira, responsável pela unidade executora do projeto, comemorou a aprovação do “Tocar Guajeru”. Das 417 cidades baianas apenas 06 delas terão o apoio da Fundação e Guajeru se destaca como um desses raros municípios contemplados. “O projeto em 2015 será um instrumento para preparar crianças e adolescentes para enfrentar, com coragem e dinamismo, o cotidiano da vida, resgatando o potencial de cada um através de atividades artísticas, que os ajudarão a identificar e desenvolver suas habilidades.” Destacou a secretária.  

Segundo o Assistente Social e responsável técnico pelo projeto, Rogério Meira, a próxima etapa se refere à parte burocrática, com o envio de documentação e elaboração de relatórios. Rogério destaca que a partir de janeiro o município estará recebendo os recursos provenientes do Edital. "Uma gestão municipal inovadora e comprometida com as causas sociais, certamente tem sido um modelo e incentivo para que os colaboradores possam, ainda mais, se empenhar para contribuir com a proposta de construção de um trabalho que priorize e valorize os jovens guajeruenses". Concluiu. 

Comentarios