Governo Municipal articula reativação do PAA no município

Programa de Aquisição de Alimentos será reativado em Guajeru beneficiando agricultores familiares e gerando renda.

Na última segunda-feira, 20, o Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Augusto Barbosa, esteve em Guajeru para realizar a capacitação dos agentes que estarão envolvidos na reativação e no desenvolvimento das atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Guajeru, Marta Rocha, o município já esta na fase de cadastramento e finalização da proposta para aprovação da reativação do PAA em Guajeru.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares da região, com isenção de licitações e a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Isso tem promovido a valorização dos pequenos produtores com o aumento de sua renda, além da melhoria na qualidade dos produtos que chegam aos beneficiados pelo programa.

Para o agricultor ter acesso ao programa ele precisa possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é emitida pela EBDA. O PAA compra produtos como: frutas, verduras, legumes, grãos (feijão e milho verde), biscoitos (chiringa, chimango) e também derivados da mandioca, como a farinha e a tapioca. O valor a ser gasto com o programa ainda este ano é de aproximadamente R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) e o município tem 37 produtores e 6 instituições cadastradas.