Secretaria de Desenvolvimento Social promove curso de alimentação alternativa


Esta prática foi desenvolvida com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e combater a fome e a desnutrição de comunidades carentes.

Tiveram início no último dia 15/07 as aulas do curso de Alimentação Alternativa promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O curso é uma contrapartida do Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o PTS - Projeto Técnico Social direcionado para as 40 famílias beneficiárias do Programa “Minha Casa Minha Vida II” em execução em Guajeru. Além das oficinas de alimentação alternativa, foram oferecidas também oficinas de artesanato, palestras, dentre outras atividades.

Em Guajeru o curso de Alimentação Alternativa abordou, de forma clara e objetiva, conhecimentos teóricos e práticos relevantes para esta atividade, apresentando ainda informações sobre os aspectos nutricionais, resultados obtidos com o uso da alimentação alternativa e receitas para o melhor aproveitamento dos alimentos.

Com um cardápio variado e aproveitando 100% dos alimentos presentes em nosso cotidiano, como a abóbora e a mandioca, por exemplo, aproximadamente trinta donas de casa tiveram conhecimento, por meio da instrutora de arte culinária, Iranice Santana, de novas maneiras de preparar os alimentos e, inclusive, passar a fazer uso de partes destes que antes eram descartadas como: talos, folhas, cascas e sementes.

Oficinas

No dia 23/07 o grupo também participou da oficina de reaproveitamento de retalhos e utilização de materiais recicláveis na confecção de arranjos, bonecas e objetos decorativos, tendo como objetivo aumentar a renda familiar utilizando matéria-prima de baixo custo e materiais recicláveis como: garrafa pet, latas, recortes de tecido e outros, na confecção de diversos produtos, como também sensibilizar os beneficiários quanto à importância da consciência ambiental como forma de reduzir os impactos ambientais e assegurar o desenvolvimento sustentável.

Comentarios