Secretaria promove curso de aperfeiçoamento na área de Educação Especial

Outras

18/04/2013

Secretaria Municipal de Educação promoveu curso de aperfeiçoamento em Educação Especial. O evento reuniu professores, coordenadores, gestores, alunos e funcionários.

Nos dias 12 e 13 de abril, a Prefeitura Municipal de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um curso de aperfeiçoamento na área de educação especial. O evento, realizado no Colégio Municipal Oriosvaldo Santos Araújo (CMOSA), reuniu professores, coordenadores, gestores, funcionários e alunos representantes de turmas das escolas da rede municipal e do Colégio Estadual Jorge Amado.

O evento teve início na manhã de sexta-feira (12/04) com a composição da mesa de honra para a abertura oficial das atividades que contou com a presença do vice-prefeito, Antonio Fernando, da secretaria de educação, Macilândria Leal Cangussu, da coordenadora municipal da educação especial, Vanuza Ribeiro de Andrade e da diretora do CMOSA, Lucineide Pereira de Aguiar.

Segundo a secretaria de Educação do município, Marcilândia Cangussu, o objetivo desse curso foi proporcionar aos professores, coordenadores e gestores das escolas guajeruenses, formação continuada para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, com o intuito de atender alunos com necessidades educacionais especiais. “Queremos sensibilizar sobre a importância da educação inclusiva e oferecer informações referentes aos aspectos legais e acessibilidade escolar, familiar e social”, explicou a professora Vanuza Ribeiro de Andrade, coordenadora da Educação Especial no Município.

Ainda na manhã de sexta-feira aconteceu uma palestra ministrada pelas professoras do atendimento educacional especializado da cidade de Jequié, Émile Assis Miranda Oliveira e Juliana Brandão Costa Bispo. Elas falaram sobre deficiência auditiva, deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento e ainda discutiram, com os participantes, diversas questões relativas à educação especial.

Na tarde de sexta-feira e no sábado (13/04) os professores tiveram a oportunidade de participarem de oficinas voltadas para a educação especial. A oficina de deficiência auditiva (DA) foi ministrada pela professora especialista em Libras Émile Assis Miranda Oliveira e as oficinas de deficiência intelectual (DI) e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) foram ministradas pela professora Juliana Brandão Costa Bispo, ambas da cidade de Jequié, Bahia.