Governo de Guajeru adere ao Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação

Outras

06/04/2015

Termo de compromisso, assinado pelo prefeito Gil Rocha com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, garante formação continuada para os professores com atuação no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do município de Guajeru.

Solenidade de lançamento e assinatura do Termo de Compromisso do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação foi realizada no último dia 30 de março, no Senai/Cimatec, na cidade de Salvador.

No último dia 30 de março o prefeito Gil Rocha participou, em Salvador, do lançamento do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. Na oportunidade, assinou o termo de compromisso e conheceu as ações que serão implementadas, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em parceria com os municípios e, consequentemente, com as Secretarias Municipais de Educação para o ano de 2015.

Nesse ano, as ações do Pacto serão potencializadas na perspectiva de consolidar a alfabetização dos estudantes até, no máximo, os oito anos de idade e de ampliar a ação pedagógica para formação continuada de professores com atuação no 4° e 5º anos do Ensino Fundamental.

Como estratégia de fortalecimento do Programa, será implementada a ação de Formação de Coordenador Pedagógico Multiplicador, que no município se desdobrará na formação de coordenadores pedagógicos de escola, para atuação no fortalecimento da rede apoio aos professores alfabetizadores (Pacto/PNAIC) do 1º ao 3º ano, e na Formação de professores do 4° e 5° ano, ciclo complementar da alfabetização.

Para a Secretária Municipal de Educação Fátima Viana a inclusão do coordenador pedagógico para o trabalho integrado ao do coordenador municipal do Pacto e dos orientadores de estudos, já em atuação no município, permitirá a organização de um ambiente colaborativo na unidade escolar e em toda a rede municipal, fortalecendo o projeto pedagógico da escola, o alcance das metas de alfabetização e de melhoria dos resultados de proficiência dos estudantes dos anos iniciais.