Guajeru: Município realiza a III Conferência Municipal de Saúde

07/07/2015

Conferência discutiu o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro.”

III Conferência Municipal de Saúde reuniu representantes dos poderes executivo e legislativo, profissionais da saúde, usuários do sistema e representantes de entidades constituídas. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Na última sexta-feira (03) aconteceu em Guajeru a III Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde do município.

O evento, que ocorreu no Colégio Municipal Antônio Andrade, reuniu profissionais da saúde, usuários do sistema, representantes dos poderes executivos e legislativos e entidades representativas como sindicatos e associações.

O tema principal: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, foi apresentado pelo Técnico da BOS – Base Operacional de Saúde, de Brumado, o odontólogo Rocha que esclareceu as propostas do tema para posteriores discussões dos grupos temáticos que foram divididos em oito eixos.

Secretária Municipal de Saúde destaca a importância da participação popular na formulação e discussão de propostas que melhorem as ações da saúde no município. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Após as discussões dos grupos em seus respectivos eixos temáticos, foram elaboradas as propostas que seriam votadas para serem encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde que será realizada em Salvador. Também foram eleitos os representantes do município que irão defender as propostas eleitas pelo município na Conferência em Salvador.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Érica Leal, a Conferência de Saúde é um importante momento de debate e discussão onde o poder público, entidades representativas e a população têm a oportunidade de, juntos, discutirem propostas, apresentarem alternativas e avaliarem as condições de saúde do município e analisarem o que já foi conquistado. “Tivemos a oportunidade nesta Conferência de discutir a situação da saúde do nosso município e também apresentar propostas de melhorias que vão desde ações a nível local como estadual e nacional. Desse modo a participação da população e das pessoas que estão diretamente ligadas aos serviços de saúde do nosso município é de fundamental importância para a construção de novas diretrizes que possam melhorar os serviços de saúde, não só em nosso município, mas em todo o país.” Destacou.