Governo Municipal intensifica Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Assistência Social

19/05/2022

A Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (ESCCA) é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.

Trata-se de um fenômeno de alta complexidade atravessada por questões de raça, gênero e classe social. A Exploração Sexual é entendida como uma relação comercial.

Sua existência é potencializada pelas desigualdades econômicas e sociais existentes, como a pobreza, a exclusão e o desemprego.

Crianças e adolescentes explorados sexualmente não têm a real dimensão das relações de poder existentes entre as redes de exploração e eles. A legislação brasileira prevê que crianças e adolescentes são indivíduos em "condição peculiar de desenvolvimento", sendo, portanto, vítimas em qualquer situação de violência sexual.

O autor da agressão tem inteira responsabilidade pela violência. A sociedade tem um papel importante na mudança dessa realidade. É necessário parar de enxergar essas meninas e meninos como responsáveis e autores dessa violência. É necessário ressaltar que crianças e adolescentes não se prostituem, são explorados sexualmente e isso é crime.

A exploração sexual acontece de quatro formas

- Exploração sexual no contexto da prostituição;

- Pornografia envolvendo crianças e adolescentes;

- Tráfico para fins de exploração sexual;

- Turismo com motivação sexual.

Entendendo sobre o assunto você pode enfrentar melhor essa situação.

#FaçaBonito #18deMaio

Fonte: Faça Bonito/ facebook