Secretaria de Desenvolvimento Social realiza 1º Seminário Municipal de Segurança Alimentar

16/05/2013

No último dia 30 de abril a Secretaria de Desenvolvimento Social de Guajeru realizou, na sala de reuniões do Cine Teatro Glauber Rocha, o I Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional coordenado por Silvia Soares Lima Meira, chefe de Divisão de Desenvolvimento Comunitário do município. O evento contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, secretários do governo municipal como: Administração, Saúde, Educação e Cultura; Agentes Comunitários de Saúde, representantes de sindicatos e associações do município, pastoral da criança, grupo Melhor Idade, coordenadores do CRAS, alunos da rede municipal de ensino, entre outros.

Ao abrirem os trabalhos do Seminário, a Secretário de Administração, José Carlos, que na ocasião representava o prefeito Gil Rocha, destacou que o gestor municipal é parceiro das ações direcionadas à Segurança Alimentar, por reconhecer sua importância para o desenvolvimento da comunidade guajeruense.

O I Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional contou com a presença da Nutricionista Jainei Cardoso, Coordenadora do Projeto Rede SAN e Cidadania da SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, que dirigiu as discussões sobre o tema proposto. A nutricionista iniciou os debates falando sobre o que é Segurança Alimentar, Direito Humano a Alimentação Adequada – DHAA e SISAN. Através da exibição de vídeos e discussão sobre a importância de ações que garantam o DHAA e o papel da sociedade civil no controle das políticas publicas, a palestrante discutiu como criar o Conselho Municipal de Saúde Alimentar e Nutricional, o papel da SEDES no desenvolvimento social e garantia do DHAA e apresentação dos programas e ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social no município.

O evento contou com a participação efetiva dos presentes que interagiram nas discussões e enriqueceram os debates, ampliando o campo de discussões dentro do tema proposto para o Seminário. O Assistente Social, Rogério Meira, coordenador do CRAS Zilda Arns, explanou algumas atividades e ações desenvolvidas pelo órgão no município e, por conseguinte, no âmbito da Assistência Social.

Encerrando o Seminário a chefe de Divisão de Desenvolvimento Comunitário, Silvia Soares Lima Meira, apresentou o Diagnóstico Municipal, o Levantamento das Organizações para composição do COMSEA em Guajeru e realização dos encaminhamentos.