Guajeru realiza o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado 2017/2020

31/08/2018

Apresentação cultural realizada por alunos no projeto "Tocar Guajeru" marcou a abertura do Fórum. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

O município de Guajeru, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e em parceira com o Governo Municipal, realizou, na manhã desta quinta feira (30), na sede provisória do Grupo de Serviço de Convivência, localizada na Rua Idalino Silva Araújo, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado Edição 2017-2020.

Após o credenciamento dos participantes e apresentação cultural com jovens do projeto “Tocar Guajeru”, a comissão organizadora da reunião realizou uma breve explanação sobre a metodologia a ser aplicada para obtenção do selo UNICEF. Em seguida foi apresentado um relatório detalhado os onze itens contendo o diagnóstico completo sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde, educação, assistência social, cultura e esporte do município, além de ter sido apresentada a atual situação de Guajeru no tocante à pontuação avaliativa do Selo UNICEF.

Em grupos os participantes para discutiram e elaboraram propostas para compor o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Diante das informações, os participantes do fórum foram convidados a se reunirem em grupos para discutirem e elaborarem o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes voltados para elevação dos indicadores sociais do município. Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, apreenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

Para conquistar o Selo UNICEF pela primeira, Guajeru vem mobilizando as instituições com relação à importância do Selo e de se trabalhar projetos que beneficiem as crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF é um instrumento para que o Brasil cumpra as metas do Pacto pela Infância e Adolescência visando garantir os direitos, as politicas públicas conforme a constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente, assim reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos dos Milênios.

O prefeito Gil Rocha, juntamente com a primeira-dama, Marta Lima, participaram, do Fórum. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

De acordo com o prefeito Gil Rocha, que esteve presente no evento, o município já vem desenvolvendo várias ações de enfrentamento a pobreza e tem tido ótimos resultados, bem como diversos trabalhos voltados especialmente às crianças e adolescentes em situação de risco como o projetos “Tocar Guajeru” e “Jovem Atleta Cidadão”, entre outros. “Receber o Selo pela primeira vez, significa que nós conseguimos melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso município. Temos a convicção de que ainda há muito trabalho a ser feito, mas não mediremos esforços para alcançar nossos objetivos.” Destacou.

A presidente do CMDCA de Guajeru, Fátima Viana, ressaltou a importância do Selo para garantir os direitos da criança e do adolescente no município. “O reconhecimento do UNICEF é uma motivação, mas o maior incentivo é realizar atividades e criar condições para que a criança e o adolescente possam se desenvolver de forma saudável, evitando que eles sejam explorados, tanto no aspecto do trabalho infantil quanto em outras situações de risco”, declarou.

Fátima Viana, presidente do CMDCA de Guajeru. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

A secretária municipal de Administração, Sílvia Meira, destacou a importância da realização do Fórum para a conquista do Selo. “Esse é o momento de discutirmos, debatermos e propormos políticas públicas que melhorem a vida dos nossos jovens e crianças. Estamos lutando juntos para recebermos, pela primeira vez, o prêmio internacional que reconhece essas as melhorias. O reconhecimento é muito bom, mas o melhor é vermos o alcance da melhoria da qualidade de vida, confirmada nos índices do município”, afirmou.