Governo de Guajeru promove encontro para discutir políticas públicas voltadas à agricultura familiar

Agricultura e Meio Ambiente

07/08/2023

  No último domingo, o governo de Guajeru, através da Secretaria de Administração, realizou uma relevante visita à comunidade de Lagoa do Canto, atendendo ao convite feito pelo presidente da Associação de Moradores. O encontro teve como objetivo principal debater e divulgar as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da agricultura familiar na região.


 Com a presença marcante de importantes líderes e representantes locais, a reunião foi uma oportunidade para os participantes conhecerem de forma detalhada as principais ações planejadas no âmbito do plano safra 2023. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural, Isaías Rodrigues, explicou detalhadamente as as medidas estratégicas que irão alavancar o setor agrícola local.


 Dentre as principais iniciativas apresentadas, destacam-se o fornecimento de assistência técnica especializada para as cadeias produtivas de leite e mel, visando aprimorar a qualidade dos produtos e, consequentemente, aumentar a competitividade dos pequenos produtores rurais no mercado.
 Outro ponto de destaque foi o tão esperado programa de melhoramento genético, que terá início já na próxima semana. Essa ação tem o propósito de impulsionar a produtividade e a eficiência da produção agropecuária na região, promovendo a utilização de linhagens mais adaptadas às condições locais.


 O evento também contou com a participação ativa dos líderes das cooperativas Cresol e Cootraf, importantes parceiras dos produtores rurais do município. Essas cooperativas têm papel fundamental na promoção de melhores condições de comercialização e acesso a recursos para os agricultores locais.
 O governo de Guajeru demonstrou seu comprometimento em fortalecer a agricultura familiar no município, reconhecendo o papel crucial desses produtores na economia local. Com o apoio das políticas públicas apresentadas, busca-se não apenas o crescimento sustentável do setor agrícola, mas também o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida da população envolvida na atividade.


 As associações e cooperativos presentes na reunião evidenciaram um espírito colaborativo e um compromisso coletivo em impulsionar o crescimento próspero do setor agrícola na comunidade, unindo esforços para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam.
Essa iniciativa representa um passo importante para o desenvolvimento econômico e social da região, demonstrando o empenho do governo e dos envolvidos em construir um futuro mais promissor para todos os produtores rurais de Guajeru. Com uma visão voltada para a sustentabilidade e o progresso, as perspectivas para a agricultura familiar na região são otimistas, e espera-se que essas ações se traduzam em resultados concretos e duradouros para toda a comunidade.